terça-feira, 8 de julho de 2025 – 05h55

Exposição celebra cultura popular e valoriza mestres alagoanos

Mostra "Terreiro de Brincantes: Tesouros da Alagoanidade" segue no Complexo Cultural Teatro Deodoro até 20 de julho
Foto: Lula Castello Branco
Exposição apresenta peças com diferentes concepções artísticas, produzidas em materiais diversos Fotos: Lula Castello Branco / Agência NC

A exposição “Terreiro de Brincantes: Tesouros da Alagoanidade” homenageia os mestres alagoanos da cultura popular. Com 150 peças disponíveis à visitação pública na Galeria de Artes Visuais, do Complexo Cultural Teatro Deodoro, a mostra é uma iniciativa da Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte), mediante o apoio da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal).

Por meio das lentes de Ducy Lima, a iniciativa também conta a trajetória dos três anos de existência da Focuarte. São 60 imagens que narram as ações de promoção de cultura e valorização dos artistas em diferentes municípios alagoanos. A exposição tem curadoria da arquiteta Cecília Rossê e montagem do artista plástico Persivaldo Figueiroa. O evento segue até 20 de julho, de segunda a sábado, das 8h às 18h, e, aos domingos e feriados, das 14h às 17h.

O colorido dos bonecos tradicionais de arte popular: representação do povo pelos olhos dos artistas

Com entrada gratuita, a mostra está aberta ao público, conforme ressalta a diretora-presidente da Diteal, Sandra Menezes. “Convidamos a população para vir conhecer o que temos de arte na sua pureza e grandeza maior, que é a cultura popular. É rico, é interessante e é importante que a sociedade prestigie. É um espaço no Centro de Maceió, aberto, perto de tudo. Que o povo venha ver! O interessante é isso, que a população participe! Não é uma coisa elitizada, que só vem pessoas que são convidadas. Aqui é aberto para todos”, reforça Sandra Menezes.

A exposição traz artistas de vários municípios alagoanos com diferentes faixas etárias. Sandra Mezenes observa a diversidade da mostra. “Alagoas é muito rica em arte e cultura. O que temos de mais sagrado e interessante é justamente a cultura popular, a cultura de rua. Aqui, nesta mostra, há a possibilidade de ver o que acontece no nosso estado. A arte não tem barreira, tem pessoas de todas as idades. Está bem diversificado, vários artistas com a sua arte, e uma das coisas mais bonitas, que destacamos, é o boi”, complementa a diretora-presidente, em referência ao Bumba meu boi.

“Cada artista com a sua arte, com a sua forma de ver. O estado de Alagoas está representado aqui”, ressalta Sandra Menezes, sobre a importância da mostra de cultura popular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também
Leia Também