Queridos Leitores,
Essa semana estava me sentindo um pouco bloqueada, sem saber o que escrever… o que em inglês chama-se “writer’s block” aí resolvi dar uma olhada nas fotos, que eu tenho muitas, e revi minha viagem à Malta com David e Nick, o filho dele em 2008!
Tinha um ano e meio que Ricardo tinha partido, em Janeiro de 2008 fui passar férias no Brasil, e a vida já estava normal para todos, mas eu tinha parado no tempo. Depois de um ano daqui de longe parecia que eu nunca mais ia conseguir ir em frente, sentia dor não só por mim, mas por toda minha família. Aí eu cheguei no Brasil e vi que aquela dor imensa deles tinha passado, eu é que fiquei com tudo aquilo na memória… e vi que eu também tinha que arranjar um jeito de sair daquela tristeza.
Em julho, David marcou uma viagem para Malta com o filho dele e queria que eu fosse. Eu no primeiro momento não quis ir, mas depois eu mudei de idéia e resolvi ir, mas só quis ir um dia depois que eles, pois papai ia ser operado naquele dia e eu estava preocupada. A operação deu certo e no outro dia eu fui me encontrar com os dois. Acho que foi a primeira vez que resolvi fazer uma viagem para fora da Inglaterra desde que tudo aconteceu. Eu estava um bagaço, literalmente.
A viagem começou meio que mal, eu cheguei mas minha mala não, tive que comprar umas roupas até que minha mala chegasse no final do dia seguinte. Eu que sempre fui chorona, estava pior… rsrs ‘perderam a minha mala… buáááá…’
Meu relacionamento com David sempre foi muito leve, e até hoje é assim. Ele me faz rir, e eu a ele. Ele foi o responsável por juntar os pedaços do meu coração, e hoje eu tenho certeza de que se eu não estivesse com ele na época eu teria pirado de vez, mas não estou falando por falar, estou falando de verdade, e infelizmente foi uma carga muito pesada e prejudicou o relacionamento.
Nós fomos para a ilha de Gozo, então pegamos uma balsa da ilha principal para a pequena ilha onde passaríamos uns 15 dias. Naquela noite, fomos num restaurante, comemos e bebemos todas, muito vinho e mexilhões o que quase matou David. Eu e Nick pensando que tinha sido o vinho, mas tempos depois descobrimos que David não podia comer certos mariscos, mas na época eu e Nick pensando que David estava fraco… fiquei preocupada pois não sabia o que fazer.
No outro dia, saímos e fomos comprar umas roupas para mim, pois a mala só chegaria no final do dia. Voltamos para o hotel eu tomei um banho e troquei de roupa e saímos de novo, e fomos conhecer a principal atração de Gozo que era a Janela Azul, um arco natural nas pedras, que foi cenário para filmes e propagandas pois parece um paraíso. Mais tarde voltamos para o hotel e fomos nos matricular num curso de mergulho, mas eu não quis fazer pois nessa época minhas crises de coluna eram quase que constantes e fiquei com medo de me machucar mais ainda.
Então, todo dia quando os dois gringos iam para o subsolo do hotel onde estávamos hospedados para o curso de mergulho eu pegava o carro que alugamos e ia conhecer a ilha, tipo igrejas e ruinas durante a manhã e de tarde ia para uma praia. Só no primeiro dia do curso eu fui num passeio de barco até a ilha de Comino, e no caminho visitando as cavernas e o cenário do filme Capitão Gancho. Um dos lugares mais bonitos que vi em minha vida. Palavras não descrevem a beleza do lugar!
No final do dia, quando eu voltava de minhas aventuras e os dois voltavam do subsolo (rsrsrs) depois do banho David e eu deitados na cama eu ficava mostrando pra ele as fotos do dia e contando tudo que aconteceu comigo. Ele ria de minhas doidices, me perguntava sobre mais detalhes, e era um momento que eu esquecia as tristezas para reviver para ele o dia que tinha passado. Essa viagem foi o começo da volta do nosso relacionamento. Eram esses momentos que me faziam sair todos os dias, sozinha, para fotografar e mostrar para ele a beleza de Gozo, enquanto ele fazia as vontades do Nick de fazer o curso de mergulho.
Na televisão eu só tinha um canal em inglês para assistir, e fiquei viciada no ‘bob esponja’, eu e Nick assistíamos juntos e dávamos muitas risadas, e durante toda viagem a gente só falava do ‘bob esponja’ e seus amigos. Eles não podiam beber porque estavam mergulhando mas eu podia… e toda noite os dois me desafiavam a aguentar mais de uma taça de vinho, e é lógico que eu nunca conseguia!
Então chegou o último dia em Gozo, no dia anterior eles tinham feito o último mergulho, de noite os dois beberam, mas David não passou mal e de manhã ele chegou para mim e disse: Aída, hoje você vai nos levar na melhor praia que você achou aqui em Gozo. Então eu levei eles na praia que ficava em frente à ilha de Comino. Estacionamos o carro e pegamos um barco taxi até Comino! Eles ficaram deslumbrados com o lugar! A piada desse dia foi que eu estava super bronzeada e os dois gringos conseguiram ficar mais brancos que já eram!
No outro dia, voltamos para a ilha principal, eles me deixaram no aeroporto e foram conhecer a ilha. Quando eles chegaram no meio da noite eu fui buscá-los no aeroporto!
Foi nessa viagem que eu percebi o que a tristeza fez comigo, foi como se de repente eu tivesse voltado a ver a luz no fim do túnel! A tristeza me consumiu, o vazio que eu sentia eu enchia com comida. Eu também comecei a enxergar o que essa tristeza tinha afetado David e o Nick quando vinha de férias da Holanda para ficar com David. E foi depois dessa viagem e de ver o que eu tinha deixado a tristeza fazer comigo, que eu resolvi que ia brigar com a tristeza e trazer a alegria para minha vida de volta!
Terça-feira, dia 28 de Maio, foi aniversário de David e eu liguei para ele pra dar os parabéns. Nos últimos meses ele tem me ajudado com umas coisas e sempre estávamos falando coisas sérias, porém na quarta, conversamos, rimos, fizemos algumas piadas e no final ele agradeceu e disse: fico feliz de ouvir você com sua alegria!
Já na quinta-feira, 30 de Maio, meu pai fez 90 anos e mesmo não estando mais aqui entre nós eu o carrego comigo e sua alegria de viver também!
Deixo vocês com as fotos e a poesia!
Até a Próxima!
Aída
Por mais que se ande nesse mundo,
Vai ter sempre um lugar ,
Que tenha um azul profundo,
Para a vida alegrar!
Por mais que se ande pela vida,
Vai ter sempre uma sensação,
De uma dolorosa despedida,
Mas que faz bem ao coração!
Aída
13/06/22
Respostas de 15
Aida ,
Que lindoooo…amei o azullllll do mar e vc tá linda.
Vou conhecer Tb,
Bjoos
Fatima