Search
Close this search box.

segunda-feira, 14 de outubro de 2024 – 09h03

Search
Close this search box.

Falando de Realizar Sonhos!

Queridos Leitores,

Aos poucos estou voltando à minha rotina, ainda tem umas coisas que tenho que arrumar, mas logo logo tudo estará no seu lugar. Apesar de ter sido uma viagem mais rápida sem muita espera, a ‘ressaca’ é grande, e mesmo já  ajustada ao fuso, a energia demora a voltar… mas já estou recuperada e semana que vem volto a malhar!

Minha cara de felicidade ao chegar nesse lugar, e a vista da janela do barco

Já faz tempo que quero escrever sobre essa ‘aventura’, uma viagem para um lugar dos meus sonhos, na época que fui, estava acompanhada da pessoa certa e como o mês de julho foi sobre realizar sonhos então nada como falar dessa outra realização de sonho que aconteceu no final de 2006!

A vista da torre do sino da praça San Marco
A marcação das vias dos barcos que chegam em Veneza

Foi um tempo difícil, Ricardo estava doente, eu já  tinha ido pro Brasil às pressas, minha cabeça estava a mil. Tinha que tirar umas férias para não perder, mas não queria ficar em casa pois isso me fazia mal, então conversei com Ricardo e perguntei se ele se importaria que eu viajasse, ele disse que não e que a condição era que eu tinha que tirar muitas fotos e mandar para ele poder viajar comigo então a segunda parte foi conversar com David para decidir onde iríamos, e como eu sempre quis conhecer Veneza, e nosso relacionamento estava no melhor momento, apesar de tudo, decidimos que iriamos para Veneza. Eu organizei tudo, voos e hotel e o resto a gente foi decidindo no caminho… literalmente.

Porque chegar de barco em Veneza não tem preço!

Primeira decisão que tivemos que tomar foi como chegar do aeroporto para Veneza, tínhamos 2 opções: de barco  ou de trem. Decidimos ir de barco, e foi ai que começamos a entrar num conto de fadas, como eu imaginei a vida toda e estava com a pessoa certa! Naquele momento eu entrei naquela fantasia de amor que a cidade de Veneza ecoa para o mundo, apesar de que sua história ser uma história de depravação e libertinagem o cenário transforma tudo em romance!

A vista durante o traslado do aeroporto até a praça San Marco era de tirar o fôlego!

Ao descermos na praça San Marco tínhamos que achar o nosso hotel que era pelos arredores então resolvi perguntar a um guarda, pedi que falasse devagar e ele me explicou como chegar no hotel, eu agradeci e disse a David: ‘vamos’… ai ele foi para um lado e eu para o outro e eu só percebi quando fui mostrar no mapa onde a gente estava indo… parecia que a gente estava numa comédia… eu não conseguia parar de rir. David volta pro meu lado e disse que tinha entendido tudo e eu estava errada, e eu não conseguia parar de rir, porque na verdade ele não entendeu nada e a resenha começou… David é um parceiro ideal para viajar, entra no clima e não estressa com nada, além de gostar de saber sobre a história dos lugares como eu.

Explorando Veneza

No domingo de manhã fomos na Basílica de San Marco para assistir a missa, em Italiano. E com nosso livrinho guia e conversas com as pessoas fomos descobrindo a história nada romântica de Veneza. Em todos os lugares existem máscaras para vender, essa tradição de usar máscaras era porque as pessoas não queriam ser reconhecidas nos bailes, ou nas ‘farras’ sem limites do lugar. Era terra de ninguém nesse sentido. As embarcações ali chegavam e desde os capitães aos marinheiros eram recepcionados pelas mulheres que estavam ali para o prazer deles, em troca de dinheiro é claro.

A praça de San Marco com a Basílica de San Marco, os prédios da justiça e a torre do sino é o centro da cidade…
Outro ângulo da praça

Um dos lugares mais interessantes que eu achei foi a ponte do suspiro. Existe nome mais romântico que esse? Pois é, de romântico no sentido real da palavra essa ponte não tem nada. Essa ponte é na verdade uma passagem entre o tribunal de justiça e a cadeia e ficou conhecida como a ponte do suspiro, pois nela os condenados davam seu último suspiro de pessoas livres, ou seu último suspiro de vida, pois muitos eram condenados à morte! E hoje as pessoas acham esse nome romântico, porque sim de uma certa forma tem um romance mas não um romance como entendemos ser!

Andar por Veneza é andar num espiral com muitas pontes entre os pequenos canais
À esquerda o museu de Veneza e à direita David sendo turista… a gente deu muita risada nessa viagem!

Pegamos um barco ônibus e fomos visitar duas outras ilhas: Murano e Burano. Murano é conhecida pelos cristais e tivemos o prazer de assistir artistas soprando o vidro para virar obras de arte e aprendemos um pouco sobre essa arte. David gosta muito e como antiquário ele reconhece quando são peças genuínas ou peças vindas da China… Já Burano é uma ilha onde a base de sobrevivência são os bordados, e para meu espanto eu vi peças que em Alagoas chamamos de filé mas que para os artesãos de Burano é um bordado local… acredito que o filé das Alagoas tenha a sua origem em Burano, mas não tenho nada que prove isso, só que Burano existe há  mais tempo que Alagoas, somente… mas me achei conectada com a ilha por ver esses bordados lá!

Mais pontes e mais canais
Eu e o médico mascarado. Ele saia de noite para socorrer as pessoas doentes

Eu acho que as pessoas falam de Veneza como um lugar romântico porque realmente é um lugar apaixonante e eu já era apaixonada pelo lugar mesmo antes de conhecer, fiquei mais apaixonada ainda quando conheci! Veneza, como eu disse era terra de ninguém, porém hoje, apesar das coisas macabras que aconteciam por lá, ela é cidade onde você se sente livre, leve e solto, com ou sem máscara… um lugar alegre e diferente, um lugar apaixonante!

Outro ângulo da torre do sino e à direita um dos prédios da praça San Marco que hoje é um shopping
À esquerda o Palácio del Bovolo, uma mini torre de Pisa e à direita umas portas romanas de bronze de uma igreja que não lembro o nome

Conhecer Veneza para mim, foi a realização de um sonho, e desde então, depois de tudo que aconteceu com Ricardo eu comecei a levar meus sonhos mais a sério, pois a vida, meus queridos leitores, não espera por ninguém!

O gondoleiro que assovia enquanto rema e eu e David na gôndola!

Mês passado mais sonhos foram realizados e me sinto uma pessoa de sorte por chegar até aqui realizando os sonhos e sonhando mais para contar para vocês!

Num final de tarde com uma luz maravilhosa nesse prédio acabado mas lindo! Porque em Veneza até os prédios caindo aos pedaços são lindos!

Deixo vocês com as fotos que foram feitas com a minha primeira câmera digital, um Sony Cybershot, e uma poesia para manter o romantismo!

Até a Proxima!

Aída

Ao fundo a Basílica de Santa Maria della Salute, a igreja da porta de bronze e a igreja mais linda de Veneza
Pisando em solo Veneziano!
Porque qualquer lugar é lugar para uma boa foto
No ônibus indo visitar outras ilhas
Veneza ao fundo
Cenário de filme
A perspectiva vista da gôndola…
Dobrando a esquina fica o Museu do Cristal de Murano em Murando… lugar incrível!
Outra perspectiva de Veneza vista da gôndola e eu na porta do restaurante mais velho de Veneza…
A ponte do Rialto à noite! Essa é a única ponte no ‘gran canal’… o canal principal de Veneza e na sua orla é onde tem os escritórios, então ao longo do canal existem gondoleiros que cobram uns poucos euros para atravessar as pessoas… achei bem legal
A Ponte do Rialto vista da Gôndola!
Na gôndola, matuta demais… rsrs
No restaurante mais antigo de Veneza, onde David comeu um spaghetti ao molho de tinta de polvo… um prato típico de Veneza
Só porque eu gostei muito do passeio de gôndola
A torre do sino de Burano e um canal de Burano… lugar mais lindo e colorido!
Almoçando em Burano
Mais uma rua de Burano
Porque em Murano eles usam cacos de cristal de murano pra proteger as casas dos ladrões
Melhores ônibus … acredito que se tivesse metrô em Veneza seria submarino nos trilhos… rsrs
Mais um pouco de Burano… quero morar lá
Vista de Veneza no topo da torre do sino
Outro lado
E o outro lado…
Ambulância veneziana
O crepúsculo
No topo da torre do sino!
Porque Deus sempre tem um espetáculo para nos mostrar!
No ponto do ônibus

Respostas de 13

  1. Recebi de Eliana Cavalcanti no WhatsApp e não podia deixar de colocar aqui:

    ‘ Adorei, Aida! Já estive em Veneza, mas você a descreve melhor do que os meus olhos puderam enxergar. Parabéns!’

    Para mim é mais que uma honra receber um comentário vindo dela, minha eterna mestra de ballet!
    Obrigada tia Lili!
    😘

    1. Fico feliz em saber disso…acredito que todo ser humano que tem um pingo de romantismo em si deveria visitar Veneza pelo menos uma vez! Brigada pelo carinho e é um prazer ajudar a você a relembrar seus momentos por lá! 😘

  2. Aida…Veneza me encantou.. lembro muito das gôndolas …você me levou de volta,tinha um encanto o Carnaval de lá…nunca esqueço as roupas…os canais…água…sabendo que a cidade foi construída por madeira embaixo…com o tempo se solidifica…mistério de lá,talvez o clima romântico transforma tudo…parabéns….belas fotografias!!!

    1. Querida Cris, acredito que Veneza seja o sonho de muitos!! Sim, ela resiste ao tempo … mas aos poucos está afundando … é a Atlântida na superfície! Nunca se perderá!
      Brigada pelo carinho! 😘

  3. Aída do céu, você me fez relembrar quando estive em Veneza em 2013. Chegamos lá de trem. E vendo suas fotos mostrando a sua chegada pelo mar, sem dúvida você escolheu a melhor opção. Show. Você lembrou de seu irmão quando esteve lá. E eu estive lá com um primo, que considero como um irmão que nunca tive, que veio a falecer em 2018 de câncer. São momentos tristes para nós. Grato pela descrição do texto e pelas fotos que nos faz passear juntos contigo.
    E pra finalizar, como você falou que “logo logo tudo estará em seu lugar”, lembrei de uma música que fala sobre isso. Lembra?
    https://youtu.be/_4MIf1CZPxY?si=l69k9Z30bvrrQQ53

    1. Albino querido amigo, leal e que não me abandona nunca… para mim Veneza foi um misto de romance ❤️‍🔥, felicidade e preocupação… posso dizer que entrei em todas as igreja que me apareceu na frente para pedir por Ricardo, o sofrimento dele foi muito e eu me sentia uma inútil que não podia amenizar esse sofrimento…. Mas Veneza deixou meu coração ♥️ leve e mandei muitas boas vibes pra ele…
      Pense assim quando relembrar Veneza! E sim lembro muito bem dessa música… velhos carnavais… Graças a Deus! 😘

  4. Que momentos incríveis e ao meu ver, apaixonantes!!! Ler e ver suas histórias, fotos e poemas, me fazem de certa forma vivenciar alguns dos seus momentos especiais e ao mesmo tempo conhecer histórias reais de lugares que eu ainda só havia visto em filmes ou documentários! Me fazem transportar àquela paisagem e de certa forma, sonhar dentro dos seus sonhos 💞, e isso que você faz é muito bom também, dividir sonhos conosco! Você parece apaixonada por tudo… e nos passa isso também! E, mas que sorriso mais bonito! A sua alegria é explícita nas fotografias 💞, e de certa forma ficam eternizadas! Lhe desejo mais disso tudo, de coração!!!
    Meu carinho por ti é real, e me sinto feliz vendo seu sorriso e suas viagens, portanto e por tudo, eu sou grata a ti! Espero ver mais desses seus momentos e quem sabe um dia possamos viajar juntas?!
    Bom retorno à sua casa, seja bem vinda e que você continue nos proporcionando essas sensações boas!
    Que nossos dias sejam abençoados! ♥️

    1. Sim Baixinha, eu sou apaixonada 🥰 pela vida e todo o carinho e amor 🥰 que recebo, como essa sua mensagem, me faz querer ainda mais fazer isso… que bom que meus sonhos ficam fazendo parte dos seus! Muito obrigada pelo carinho tão grande que você me dá, espero que saiba que também tenho esse carinho por você! E quem sabe eu vou na Noruega e a gente faz uma aventura juntas? Topa? 😘

  5. Vendo seus textos e as suas fotos viajei com você.
    Você descreve os lugares e escreve suas emoções com tantos detalhes que parece que estou junto.
    Já fui nesse lugares e você me fez sonhar e isso é incrível. Adoro ler seus textos.
    Parabéns Aída , incrível texto.

    1. Muito obrigada Iara, quando és escrevo eu volto no lugar e sinto as emoções… e vamos e convenhamos, Veneza é inesquecível! Volte sempre! 😘

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também